top of page
Buscar
  • Foto do escritorBridge

Estratégia de negócios: dicas de como montar uma.



Saber traçar uma boa estratégia de negócios é essencial para quem trabalha por conta própria. Esse planejamento permite visualizar de forma clara as ações e prazos para alcançar os objetivos que você tem com seu empreendimento.

No entanto, muitos profissionais que atuam de forma independente não sabem por onde começar esse planejamento estratégico. É o seu caso? Então, está no lugar certo.





O que é estratégia de negócio?


A estratégia de negócio é o planejamento de ações focadas no objetivo da empresa, considerando sua visão, recursos, oportunidades e desafios. É ela que direciona as decisões do negócio em todos os âmbitos, por isso deve ser construída com cuidado e pensamento analítico.
Esse planejamento também permite prever riscos e soluções, além de impactar no sucesso financeiro e na expansão de um negócio. Ele envolve estratégias de gestão, metrificação, ferramentas, pessoas e outros recursos que impactam no alcance da meta visada pelo empreendedor.


Qual a importância de uma estratégia de negócio?


O planejamento estratégico da empresa impacta diretamente nas ações e resultados alcançados diariamente. Ela impacta em diversos aspectos do negócio.
Por exemplo, com uma boa estratégia, é possível ter mais clareza do objetivo da empresa, o que facilita a percepção de todos os integrantes da equipe.
Além disso, essa visualização ajuda a priorizar as demandas e ações a serem desenvolvidas. Com o planejamento, fica mais claro para todos o que deve ser feito a cada etapa do negócio.
O planejamento também facilita ter uma visão ampla do mercado e permite adaptações mais rápidas às mudanças que podem acontecer. Inclusive, incluindo a perspectiva do seu público.
Mas não para por aí, como comentei antes, uma boa estratégia de negócio te ajuda a prever riscos e, consequentemente, a reduzi-los, porque você pode desenvolver soluções prévias para eles.


5 passos para montar uma estratégia de negócio


1- Tenha o plano de negócio claro

Um plano de negócio é um documento que detalha todas as informações de gestão do seu negócio. Por isso, tê-lo preparado antes de definir sua estratégia vai agilizar seu trabalho. Você terá em mãos, e de forma completa, informações sobre objetivo, financeiro, recursos e outros fatores que impactam na estratégia a ser adotada.

2- Mapeie suas vantagens competitivas

Você precisa saber como se destaca no seu nicho em frente à concorrência. É explorando seus pontos fortes que você vai conseguir mapear a melhor estratégia a seguir e poderá identificar os pontos lacunares que seus concorrentes não estão explorando.

3- Cruze dados de recursos e oportunidades

Agora, visualize o que você realmente pode e consegue fazer com os recursos que tem. Isso irá te ajudar a entender quais aspectos do seu negócio precisam de melhorias prioritariamente e o que você consegue fazer.
Precisa melhorar a imagem da marca? Ou o caminho é explorar novos canais de venda? Tudo isso fica mais fácil de entender com dados.

4- Estude métodos e ações que funcionam

Existem diversas estratégias já validadas no mercado que podem muito bem funcionar no seu negócio, por isso vale a pena estudar as possibilidades. Às vezes, o “arroz com feijão” pode ser a pedida ideal quando se está começando.
Algumas opções para você se aprofundar são:
  • Parcerias estratégias;

  • Foco na experiência do cliente;

  • Automação de processos;

  • Desenvolvimento de produtos.



5- Monitore os resultados

Assim que definir o melhor caminho a seguir com a sua estratégia para alcançar as metas traçadas, é hora de colocar o planejamento em prática. Mas de nada adianta fazer isso se você não ficar de olho nos dados de resultado.
Defina métricas que permitam avaliar o desempenho real das estratégias e esteja pronto para replanejar ou utilizar as soluções que você já tinha previsto em casos de erros ou resultados ruins.

E aí, gostou dessas dicas para montar sua estratégia de negócio? Acompanhe mais dicas de empreendedorismo no blog da Bridge.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page